Impacto das audiências: TVI

CHELSEA x PSG (3 - 0) | 13-07-2024 | 20H00

Contra todas as expectativas, o Chelsea venceu o Paris St. Germain, atual campeão da europa, por três bolas a zero sagrando-se assim a primeira equipa a ganhar a competição. Depois de ganhar a Liga Conferência em maio, com a vitória no Mundial de Clubes o Chelsea torna-se agora a primeira equipa a vencer todos os troféus disponíveis.

Transmitida pela TVI, a final foi acompanhada por um total de 3.2 milhões de telespetadores, a que correspondeu uma audiência média de 1.5 milhões de telespetadores e um share de 30.0%. O encontro registou excelentes níveis de audiência, tendo sido o programa mais visto do dia e o jogo mais visto de toda a competição, superando inclusivamente os jogos das equipas portuguesas.

GRAÇAS À TRANSMISSÃO DA FINAL A TVI LIDEROU NO TOTAL DIA COM UM SHARE DE 17.4%

A transmissão da final do Mundial de Clubes teve um forte impacto nas audiências do canal, que graças à transmissão do jogo, a TVI conseguiu terminar o dia na liderança, com um share de 17.4%. A SIC ficou na 2ª posição, com 13.3%, seguida da RTP1 com 8.6% de share.

Período do jogo TVI:
Audiência Total(#): 3.2 milhões
Audiência Média(#): 1.5 milhões
Audiência Média(%): 30.0%
Share(%): 14.8%


Veja aqui o ranking de jogos mais vistos do Mundial de Clubes 2025

Share Total Dia | 13 de julho 2024

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Comparativo transmissões do Mundial de Clubes em Canal aberto

A final entre o Chelsea e o Paris St. Germain foi o jogo mais visto de toda a competição na TVI, tendo inclusive registado uma audiência superior à dos jogos das equipas portuguesas. A final registou uma audiência média de 1 milhão e 453 mil telespetadores, o que correspondeu a um share de 30.0%.

Entre os jogos das equipas portuguesas, destaca-se o encontro entre o Inter de Miami (equipa de Lionel Messi) e o FC Porto, que foi o mais visto, com uma audiência média de 1 milhão e 264 mil telespetadores. Seguiu-se o Benfica Auckland City, que registou uma audiência média de 980 mil telespetadores e um share de 28.4%. O horário do jogo do Benfica acabou por influenciar de forma negativa os níveis de audiência, uma vez que teve início às 17h, enquanto o jogo do FC Porto começou às 20h, um horário mais favorável. Já o jogo entre o FC Porto e o Al Ahly foi o menos visto, com uma audiência média de apenas 264 mil telespetadores, devido ao horário em que foi transmitido. Apesar de ter sido emitido na noite de São João, o jogo começou às 2h da madrugada, o que resultou em níveis de audiência bastante inferiores aos restantes encontros.

Minuto-a-Minuto: TVI

O final, transmitida pela TVI, registou um performance crescente ao longo da primeira parte. Com todos os golos marcados ainda antes do intervalo, o pico de audiência ocorreu entre o segundo e o terceiro golo do Chelsea.
Ao contrário do que é habitual, o pico de audiência registou-se durante a primeira parte, No entanto, apesar deste pico, a primeira parte teve, no global, uma audiência média inferior à da segunda parte. Isto deveu-se ao facto de os primeiros minutos do jogo registarem valores mais baixos, enquanto a segunda parte manteve uma audiência mais estável e consistente, beneficiando no valor médio final.

Audiências minuto a minuto | Chelsea vs. Paris St. Germain

Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Perfil jogos vs População: TVI

Relativamente ao perfil da final transmitido pela TVI, o Chelsea x Paris St. Germain registou uma maior afinidade junto do público masculino, de faixa etária mais velha (+55 anos) e junto de classes sociais mais baixas (D e E).

Perfil do Jogo vs População
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Telereport; Base: Total TV; Alvo: Universo (4+ anos); Tipologia de audiência: Total Dia

Publicidade durante o jogo

INVESTIMENTOS NOS BREAKS PUBLICITÁRIOS

O top 10 de marcas que mais investiram na final entre o Chelsea e o PSG perfizeram um total de 43% dos investimentos publicitários em valores de tabela.
Vodafone, Betano e Pingo Doce figuraram como as principais marcas que mais investiram neste jogo.

Top10 Marcas
Elaborado por Insight / Mediabrands sobre dados CAEM/GFK reproduzidos em Mediamonitor-YUMI Videotrack; Base: Total TV; Investimentos a valores de tabela nos breaks publicitários do jogo Chelsea x PSGl, na TVI